13 fevereiro, 2016

E quem não foi ao “Encontro com Deus”...? Não teve um encontro com Deus?

Encontro com Deus

Por Allan Felipe Freitas 

Faz alguns anos que um retiro espiritual denominado “Encontro com Deus” virou febre entre as igrejas brasileiras. Este conceito veio junto com os modelos de visão celular, G-12 e outros semelhantes.

Faço questão de deixar claro, logo de início, que não sou contra retiros espirituais. Não há nada de errado em separar um final de semana num local reservado com o objetivo de buscar a Deus somente. É louvável tal iniciativa.

No entanto, sem generalizar, há relatos de muitas experiências catastróficas nestes encontros. A começar pelo fato de que a pessoa perde o contato com o mundo externo, não pode usar celular e nem ter qualquer tipo de contato com os que estão fora do retiro. Então, ficam sujeitas às ministrações e programações já estabelecidas.

Tudo favorece um ambiente de manipulação, com isso, muitas vezes se “força uma barra” para que o sobrenatural aconteça e haja manifestações de dons espirituais, de cura interior e etc. Conheço casos em que as pessoas foram levadas a uma espécie de regressão forçada, trancadas num quarto escuro e obrigadas a ficarem em posição fetal...

Vale salientar, que há muitas igrejas sérias que fazem o seu retiro espiritual sem recorrer a estas práticas. Mas, é preciso muito discernimento, porque há muita gente louca fazendo bizarrices em nome de Deus por aí.

Tudo o que acontece no “Encontro com Deus” não pode ser passado para os que nunca participaram Então, quando alguém que foi ao encontro é questionado de como é o encontro responde: “O encontro é tremendo!”. Parece um tipo de programação mental, todos respondem a mesma coisa. Mas, se é tão bom assim, porque quem está de fora não pode saber o que acontece lá dentro?

No Evangelho de Jesus percebemos que uma das palavras chave é o termo revelação, pois o mistério de Deus foi revelado em Cristo Jesus. Por isso ele orienta:

“O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.”
Mateus 10.27

Na maioria das igrejas que adotam o “Encontro com Deus”, os membros que não participaram do retiro espiritual não podem exercer funções na igreja. O que dá a entender que implicitamente estão dizendo: “Quem não foi ao “Encontro com Deus” não teve um encontro com Deus.”

Seria o tal encontro uma espécie de confirmação para o ministério de alguém? O fato de ter participado de um retiro faz com que a pessoa esteja preparada para exercer o ministério?

Bem, quem separa, quem levanta e quem chama as pessoas para a sua obra é Deus. E se houver alguém vocacionado por Deus em uma comunidade, mas este não foi ao encontro, seria isto um impedimento para que este exerça o seu chamado?

É preciso tomar muito cuidado para não condicionarmos a experiência de um encontro real e verdadeiro com Deus a um retiro. Percebo que há uma associação errônea presente no meio cristão nos dias de hoje. É no mínimo presunçoso pensar desta maneira, é restringir Deus a um campo minúsculo de atuação, é quere confinar o Espírito Santo aos limites da agenda da igreja.

E todos aqueles que serviram a Deus antes da invenção deste encontro? Não tiveram um encontro com Deus?

Seria um retiro o instrumento de avaliação para saber se alguém teve um encontro com Deus?

O que dizer daquelas pessoas que tiveram um encontro com Deus em suas casas, num motel, numa casa de prostituição, numa boate, num terreiro de candomblé ou dentro de uma igreja.

Na verdade, não somos nós quem encontramos a Deus, mas é Ele quem nos encontra e este encontro pode se dar a qualquer momento e em qualquer lugar.

Encontrar-se com Deus é como ser atropelado por um caminhão de uma tonelada que corria a 80km/hora. Não há como se encontrar com algo tão grande como Deus e permanecer do mesmo jeito. O impacto deste encontro provoca mudanças drásticas.

Podemos avaliar se alguém já se encontrou com Deus por meio dos frutos que ela produz, começando pelo amor.


Creio que muitas e muitas pessoas ainda se encontrarão com o Criador do Universo, mas cada uma de uma maneira, não posso padronizar. Deus é especialista em nos surpreender, Ele prepara um encontro especial para se revelar a nós seja onde for.


Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Fui em um desses "Encontro com Deus" a primeira coisa que vc tem que fazer é pagar pra poder participar e lá vc passano final de semana todo sem poder falar com ninguém nem de dentro nem de fora,nem pra sanar dúvidas ou coisa parecida no final das contas vc acaba indusida a dizer o que eles querem pq eles mexem muito com seu psicológico

    ResponderExcluir
  2. Me desculpem Irmaõs,quanto equívoco por parte de voçês,nÃO TEM NADA DE ERRADO DE AS PESSOAS NÃO SE COMUNCAREM COM AS PESSOAS FORA DO ENCONTRO,ISSO FUNCIONA MUITO BEM DEVIDO AS PESSOAS FICAREM MAIS ATENTA AS MINISTRAÇOES.Quanto ao que acontece lá dentro não deve ser falado p ninguem ,devido as surpresas , que graça tem abrir um presente e já saber oque tem lá dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a bíblia foi apresentada a todos e hj não é escondida,por quê então esconder detalhes do tal "encontro"??? Parece coisa de "irmandade secreta".

      Excluir
    2. Meu Deus...pedoe as minhas palavras, mas vejo muitas comentários ignorantes acerca . O voto de silêncio é simplesmente para não criar expectativas em quem ainda não foi, e asssim não estragar a experiência. Quem tem interesse de ver um filme que já te contaram como foi?? O isolamento do mundo é só para evitar distracções...o encontro com Deus é atrapalhado pelo o nosso dia-a-dia. Tudo lá dentro é baseado na Palavra...e é muito bom. Pare de falar mal do que não conhece...

      Excluir
    3. Quanta bobagem nesse texto afff Falta de conhecimento, Próprio Jesus se retirava para orar sozinho, em silêncio,para ouvir seu Pai. Não queria estar com ninguém, somente Ele é Deus. Essa é uma forma de mostrar para as pessoas que elas podem sim estar sempre na presença de Deus,seja qual for a situação.Se vc não gosta tudo bem, eu fui nesse encontro e fui realmente impactada e não teve nada disso é achei o máximo. Acho que vocês deveriam passar por um também o? E meu dinheiro foi muito bem investido. Deus abençoe e vê se posta texto que tenha edificação; Fica a Dica ��

      Excluir
    4. Antes de você falar do "encontro com Deus", primeiro participe de um, e depois venha expressar as suas opiniões, eu fui parabo encontro com Deus e isso mudou a minha vida, e nós não falamos o que acontece para não estragar a experiência de outras pessoas, entendeu, Deus te abençõe e espero que um você possa participar dessa experiência maravilhosa que é o encontro com Deus.

      Excluir
    5. Já fui ao encontro com Deus da minha igreja, e sim, tive experiências maravilhosas, e não precisou de voltar no tempo em que eu estava na barriga da minha mãe! O objetivo de não contar pra ninguém é o que meus irmãos já falaram: não tem graça, se vc contar como é! Até pq tem algumas surpresas legais...ficamos sem o celular pq vcs bem sabem como ele tira nossa atenção...mas ninguém tira o celular de vc...pedem pra quê vc não use, pra se concentrar mais...e a questão de ser um lugar para encontrar-se com alguém, é pq justamente o ambiente e o "falar da palavra", além dos louvores, te levam a querer mais de Deus, e a Biblia diz que quando o procuramos de todo o coração...encontramos com Ele! Parem de generalizar algo que souberam que aconteceu em um lugar...se fosse pra generalizar, nada prestaria!

      Excluir
  3. Eu acredito que existem encontros e encontros. Existem sim muitas igrejas que já distorcem o evangelho e a bíblia como um todo em sua própria doutrina. Que dirá em encontros secretos? Há também movimentos que se infiltram nas igrejas por meio de modismos que vão ganhando adeptos pela influência de líderes persuasivos.
    Por outro lado, não devemos generalizar. Existem igrejas sérias que fazem uso do "Encontro com Deus" para promover uma reaproximação de pessoas, que por quaisquer motivos, andavam frias e desgarradas, ou mesmo pessoas firmes na igreja que deixaram a religiosidade e o ritualismo se sobreporem à espiritualidade íntima.
    Já participei de um desses, para o qual eu fui extremamente incrédulo e crítico, e, chegando lá tive uma experiência marcante e revitalizante. No caso deste encontro do qual participei o fator surpresa foi crucial. Não tem nada a ver com ato secreto. Trata-se do mesmo evangelho ensinado por Jesus e propagado dentro da igreja, o que não é surpresa para ninguém. O que os líderes recomendaram foi apenas que se você desejasse que alguém participasse do encontro, não contasse a essa pessoa para não estragar a surpresa da programação, que é montada para causar impacto nos participantes. Seria o mesmo de você assistir a um filme que você gosta muito e chegar para alguém que não assistiu e contar o enredo. Mas como disse antes, tratando-se de igrejas sérias, não há nada de secreto a esconder. Lá se fala do evangelho de Jesus Cristo, do perdão, do amor, da busca pela santidade, de tudo que a gente já conhece e já sabe. Não tem nada de secreto e não há nada pra esconder de práticas suspeitas, invasivas, repressoras, coercivas ou seja lá o que for. E não há necessidade de ir a um retiro desses para se encontrar com Deus. De maneira alguma. Quem acha que precisa, não conhece a palavra de Deus. Mas se você é um cristão que anda frio, sem intensidade na vida com Deus e gostaria de se reaproximar, recomendo muito que participe de um Encontro com Deus promovido por uma igreja séria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nada disso, no encontro é como se apessoa a partir daquele momento se encontrasse com Jesus, antes ainda estava perdido, no encontro tem regressão, quebra de maldição, crucifixasse a si mesmo, tem a fogueira santa a onde se queima os pedidos, tem uma música que toca sem parar fazendo uma lavagem cerebral e finaliza com um ato de muita emoção mexendo com as emoções dos participantes, não tem nada de tremendo, tremendo é o nosso Deus

      Excluir
    2. meu irmão, lá nao é feita uma lavagem cerebral, é pregado a palavra de Deus sem tirar nem por nada, testemunhos de vidas, onde o encontrista fica em Peniel sim, mas podendo falar a qualquer momento com os intercessores pastores, pra tirar qualquer duvida , entao nao distorça , tudo que vc esta falando sobre encontro nao é real, sou intercessor e ministro tbm e Deus age , nada ensaiado mas sim direcionamento do espirito, cuidado com a religiosidade

      Excluir
  4. Concordo em gênero, número e grau. Há encontros e encontros! Fui em Um fds pela igreja metodista de minha cidade e realmente o fator surpresa deu todo um toque especial! Mas as pessoas gostam mesmo é de serem contra e generalizarem tudo!

    Já que foi dito aqui, o voto do silêncio, ou jejum do silêncio, tem objetivo único e exclusivo de fazer você calar para ouvir o Espírito Danto de Deus com clareza, "o calado vence", basicamente o intuito é fazer você refletir e meditar no seu silêncio.

    ResponderExcluir
  5. Participei do encontro Peniel num sítio em Teresina. A princípio fiquei muito surpreso com o que acontecia a cada ministração: jovens sob a unção do Espírito, chorando, se debatendo... Apesar de não sentir a tal manifestação espiritual de Deus, me emocionou estar ali, pois o Senhor agia na minha vida através de parentes que me ajudaram num dos momentos mais difíceis da minha vida. .. Gloria a Deus por terem me reaproximado de Jesus...

    ResponderExcluir
  6. Eu tive um encontro com DEUS a 10 anos atrás, quando através da palavra de Deus eu o aceitei Jesus com salvador e até hoje firmado na palavra de Deus, não precisei ter outro encontro pois estou firmado na pedra angular e rocha eterna "JESUS CRISTO" O RESTO E INVENÇÃO DO HOMEM.

    ResponderExcluir
  7. Gente, quanta bobagem! Acabei de vim de um encontro com Deus e foi tremendo. E olha q eu não queria nem ir, e sair de lá feliz. Sobre o valor, claro que tem que pagar. Quem que ia pagar os custeios do evento? Comida boa, com direito a tudo, gentileza dos irmãos etc? Estou feliz e recomendo.

    ResponderExcluir
  8. O Encontro com DEUS mudou minha vida. Lhe dou um conselho: VAI LER A BÍBLIA, VAI !!!

    ResponderExcluir
  9. Temos que ter encontro com deus todos os dias sem heresias,misticismo,musicoterapia regressão deus não opera nessas tecnologias de homens

    ResponderExcluir
  10. Eu fui. Recomendo a todos que ptecisam de um renovo, Deus falou tremendamente cmg, foi tão bom que eu nao acho palavras suficientespara descrever . Deus me fez uma nova criatura. Não tem nada de ruim. Td e mt bom. Quem quiser saber o q acontece uma dica vai e descrubra pois vale muito a pena. Não tem nd d lavagem cerebral nem regressão nem pressao. Td e o espírito santo que nos toca.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li tanta bobagem. Tem gente fazendo coisa errada em todo lugar, não é por isso que todos são errados.

    ResponderExcluir
  12. Realmente eu afirmo o que eu vivi no Encontro com Deus é TREMENDO TREMENDO TREMENDO!!!

    ResponderExcluir
  13. Quais as atitudes que devemos ter em relação ao evangelho. O apóstolo Paulo assumiu três atitudes importantes em relação ao evangelho. “Eu sou devedor” (Rm 1.14). “Eu estou pronto a anunciá-lo” (Rm 1.15). “Eu não me envergonho” (Rm 1.16). Somos devedores porque Deus nos confiou esse tesouro e não podemos retê-lo apenas para nós. Precisamos ser mordomos fiéis na entrega fiel dessa mensagem salvadora. Devemos estar prontos a anunciar o evangelho em todo tempo, em todo lugar, a todas as pessoas, de todas as formas legítimas, usando todos os recursos disponíveis. Não podemos nos envergonhar dessa mais importante mensagem, a boa nova de que Deus nos amou e enviou seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna!
    Independente do nome do Culto (sim,qualquer reunião de remidos, independente do nome dado, continua sendo um culto), não deve ser vedada a anunciação das maravilhas que aconteceram naquele lugar. Ora, testificar as Maravilhas de Deus, também é Evangelizar. Se acontecer a cura de um câncer, por exemplo em uma dessas reuniões, onde não se pode falar o que aconteceu aos não participantes, os familiares deste curado perguntarão: O que aconteceu? E o mesmo diz: Foi tremendo! É uma certa hipocrisia nisto, não acha? Por isso que o Apóstolo Pedro, em Atos 3.6 disse: Não tenho nem prata e ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus, levanta e anda. Será que o coxo perguntado o que aconteceu respondeu: foi tremendo!Eu tenho certeza que não! Que possamos ser mais Crentes Bereianos neste mundo corrompido!

    ResponderExcluir
  14. Perca de tempo um concordar ou discordar da opinião do outro.
    Jesus Cristo e um só o mesmo Deus para todos, a diferença e que cada um tem seu tempo certo e forma certa de se encontrar com Deus, podendo ser no meio de muitas pessoas ou a sós em seu quarto,no meio de muitos falando e contando experiências ou sozinho em total silencio.
    É Preciso apenas buscar segundo o coração e esperar que no momento certo Deus ira se encontrar com cada um.
    Vale qualquer tentativa para receber mais de Deus e nada ira fazer diferença nem o silencio nem o barulho caso voce nao esteja interessado em receber a presença do pai.
    Busque a Palavra que e como o manual de instruções do crente e siga pedindo entendimento a Deus.
    Nunca Fui ao Encontro mas este final de semana vou e estou louca para buscar e receber mais de Deus .
    Deus abençoe a todos!

    Ass: Daniele

    ResponderExcluir
  15. nao sei pq citam tanto capitulos e versiculos da biblia contra e a favor sendo que a palavra de Deus fala comigo ,com voce e com quem ele quiser atraves do mesmo versiculo
    “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)

    ResponderExcluir
  16. Esse texto é muito sem base, o cara n entende que celular tecnologia tiram a concentração o nome encontro com Deus é pq vai tirar UK tempo exclusivo para ele e ND vai te atrapalhar, muito sem base esse texto.

    ResponderExcluir
  17. Já fui a um encontro desses de uma igreja, batista da paz, na ceilandia e sinceramente NÃO FOI TREMENDO, até mesmo porque eu já havia tido o meu encontro com Deus em meu quarto, sozinha. Mas como eu estava começando a congregar nessa igreja, era nova lá era primordial que eu fosse a esse "encontro". Fui na esperança de ser batizada com o ESPIRITO SANTO! Foi esse o objetivo.Mas o meu encontro real aconteceu na minha casa. Esse sim foi TREMENDO!irmãos, nessa dia (foi a tarde) eu me vi entediada e precisava ler alguma coisa na internet que me desse alegria, alguma coisa que preenchesse o vazio da minha alma (eu nem sabia que esse "tédio" era um vazio). Comecei a ler uns testemunhos e derrepente como num piscar de olhos, eu conseguir entender que eu precisava de me entregar a Jesus, eu precisava de perdão e precisa de um Salvador e de um Senhor para a minha vida. Me ajoelhei, chorando, pedindo perdão pelos meu pecados, pedi pra Jesus mudar meu caráter e me fazer de novo! Logo depois fiquei com uma sede imensa de ler a palavra de Deus! eu queria passar os dias lendo e lendo a bíblia! e a cada versículo lido eu pensava assim: Porque antes eu não entendia isso? sempre esteve escrito assim, mas eu não conseguia entender, pq não li isso antes?? foi maravilhoso esses dias de descoberta e a sensação de salvação da alma foi muito bom também!

    Voltando ao encontro da igreja: eu acredito que possa ter sim alguém que seja tocado por Jesus, assim como eu fui tocada no meu quarto! mas é meio estranho algumas coisas tipo: Eu fiquei pensando se os lideres estavam jejuando por nossas vidas naqueles três dias, pois afinal de contas existe algo de maior valor nesse mundo, que nem mesmo o dinheiro do mundo inteiro possa comprar, como o valor de uma alma? porém não percebi nenhum dos lideres jejuando pelas nossas vidas, infelizmente! aí no onibus de volta pra igreja, tinha uma moça o tempo todo dizendo que era pra todas no onibus falar, quando chegasse na igreja, que o encontro tinha sido tremendo!! eu não falei, pq pra mim não tinha sido tremendo, ao contrário, fiquei meio decepcionada, pq eu fui com o objetivo de ser batizada, mas não aconteceu e é claro que isso independe do encontro. Quando chegamos na igreja eu fiquei de boca aberta, eles enfeitaram a igreja para receber o povo do encontro e tinham colocado luzes e fumacinha na igreja e estava tudo escuro, parecendo uma boate!lembrei me da época que eu curtia essas coisas. Estava todo mundo pulando, pulando ao som de Fernandinho! estava uma bagunça só. Todo mundo gritando, pulando, dançando e sinceramente achei aquilo tudo um grande engano....Nunca mais voltei nessa igreja. Não é isso que eu quero que meu filho aprenda sobre evangelho!

    ResponderExcluir
  18. Sou de outra igreja mas fui ao encontro com Deus,ja era convertido,mas sempre que se fala em buscar a Deus eu aceito.As regras de nao falar com ninguem entendo e aceito pois no dia a dia é o que fazemos mais,e nesse dia falamos para Deus!devemos dar a Deus o dozimo de tudo inclusive do nosso tempo!como muita gente ,com a stress do dia a dia ,nao damos esse tempo a Deus,entao porque nao dar nesse encontro?a lingua nao fica presa ,ate porque se louva a Deus!pagamos?as coisas nao sao de graça quando dao despezas!quem nao tinha dinheiro vi a ser ajudado pela igreja pra ir e foi!se é necessario passar pelo encontro com Deus (nome de encontro)pra ser servo?nao!se voce ja teve um encontro com Deus noutro lugar qualquer ,foi liberto e é nova criatura entao nao é necessário!mas...e se ja estou na igreja e me sinto frio espiritualmente?entao é porque nao estou na bençao e aí é bom buscar a Deus numa vigília numa ida ao monte etc ou ate mesmo ir "ao encontro com Deus".do relato que ouço entendo que ha igrejas que usam esse nome encontro com Deus de forma muito estranha ,quase nada a haver com o que foi escrito por alguns!nao ficamos em lugar escuro,nao fomos recebidos com fumaça nem com pouca luz.Creio que infelizmente cada igreja usa seu estilo,pelos vistos tive a felicidade de nao ter ido para uma com moldes estranhos.Mas o que importa é que sei que Deus nos conduzira sempre a verdes pastos Jesus é o bom pastor.Deus vos abençoe a todos abraço

    ResponderExcluir

Invista em você

Invista em você
© Evangelho Sem Censura 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis