19 janeiro, 2016

O grande avivamento de Nínive e o despertar da igreja no Brasil

avivamento
Por Allan Felipe Freitas

A cidade de Nínive viveu um dos maiores avivamentos da história. Uma conversão maciça de almas, rendição, quebrantamento e mudança de atitude. Pois bem, acredito que todos já tenham ouvido falar da história do profeta Jonas. Mesmo assim, segue um breve resumo para facilitar o entendimento.

Segundo as sagradas escrituras, Jonas fora enviado por Deus para pregar em Nínive, no entanto, desobedeceu e comprou passagens para embarcar em um navio que tinha como destino a cidade de Társis.

No meio da viagem uma grande tempestade se levantou, a tripulação ficou desesperada, cada um clamava ao seu deus, enquanto isso, Jonas dormia no porão do navio. Os homens começaram a lançar ao mar as cargas para ver se aliviavam o navio, porém nada do que faziam surtia efeito. Então, decidiram acordar Jonas e questioná-lo de suas origens. Jonas alegou ser hebreu e servo do Deus que criou o céu e a terra e confessou que a tempestade que açoitava o navio era por culpa dele.

Os homens relutaram em lançar Jonas ao mar, tentaram remar, mas sem efeito. Então, lançaram sortes e estas recaíram sobre Jonas. Após todos orarem ao Senhor, lançaram Jonas ao mar e a tempestade se acalmou.

Depois disso, Jonas passou três dias no ventre de um grande peixe que o engoliu e o cuspiu na cidade de Nínive.
jonas, baleia, grande peixe
Os ninivitas eram um povo pagão, meio bárbaros, tinham um histórico sangrento, de muita crueldade, principalmente com aqueles que confessavam sua fé no único Deus. Por esse motivo, Jonas não queria ir para Nínive. Jonas queria se proteger e, além disso, sabia que se o povo daquela cidade ouvisse sua pregação, se arrependesse e se convertesse Deus os salvaria do juízo.

“orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.”
(Jonas 4.2)

Mesmo pregando sem muita vontade, de qualquer maneira, surpreendentemente o povo se arrepende dos seus pecados e se entrega ao Senhor. Veja o que diz o texto:

“E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;
Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.
Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.”
(Jonas 3.3-10)

A cidade de Nínive toda se arrependeu, inclusive o rei. Todos se renderam ao Senhor. A palavra arrependimento vem do grego “metanóia” que significa mudança de rota, de caminho, de mentalidade ou expansão da consciência.

Sem arrependimento não há avivamento. Afirmo que aquela cidade vivenciou um grande avivamento porque a Bíblia diz:

“Ele vos deu a vida quando estáveis mortos pelos vossos delitos e pecados.”
(Efésios 2.1)

A notícia que corre mundo a fora é a de que o Brasil está vivendo um grande avivamento, muitas pessoas estão se convertendo, igrejas estão sendo abertas por toda parte; políticos, artistas, empresários, jogadores de futebol estão aceitando a Jesus.

Na verdade ser evangélico virou moda, as igrejas estão inchadas, cheias de pessoas, mas vazias de Deus, há muita quantidade, mas muito pouca qualidade. No Brasil há muito mais adesões do que conversões. As pessoas aderem a uma igreja por conveniência e não se convertem a Cristo, não querem viver conforme o evangelho ensina.

A igreja no Brasil é perfeitamente representada pela figura de Jonas dormindo no porão. O porão é um lugar fechado, sem janelas, sem circulação de ar. Do porão não dá para ver o que acontece do lado de fora. Pois bem, a igreja no Brasil se isolou da sociedade, construiu sua própria cultura, seu próprio dialeto.

Não está a par das questões que estão acontecendo no mundo, é completamente alienada da realidade social, não faz nada para servir a comunidade a sua volta, só se preocupa, isto é, quando se preocupa, com os que estão dentro. A igreja no Brasil perdeu a razão de ser igreja. Quantas denominações lucram milhões e milhões e não financiam um missionário se quer? Uma igreja que não é missionária, que não olha para fora, não é igreja. A palavra igreja vem do grego “ekklesia” que quer dizer: voltados para fora ou chamados para fora.

O Brasil não vive um avivamento e nem precisa de um. O que o Brasil precisa é de um despertamento.

Bem, se Jonas foi despertado por homens que tinham um credo religioso diferente do seu, quem Deus precisará usar para despertar a igreja no Brasil?

As pedras estão clamando!

Toda vez que uma canção dita “secular” traz uma mensagem com mais do evangelho do que uma canção gospel, toda vez que incrédulos marcham por justiça, toda vez que alguém que é ateu se levanta para socorrer os pobres, os órfãos, as viúvas, toda vez que um espírita alimenta os famintos e a igreja fica de braços atados, Deus está usando os que estão de fora para acordar os que estão dentro.

“Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.”
(Efésios 5.14)


Que Deus tenha misericórdia de nós assim como teve de Nínive.


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Invista em você

Invista em você
© Evangelho Sem Censura 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis