11 dezembro, 2015

Eu sou a ovelha perdida que o pastor resgatou e a colocou juntamente com as outras 99

pastor, ovelha, ombros, rebanho
Por Allan Felipe Freitas

“E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
(Lucas 15. 3-7)

Qual de nós nunca se perdeu? Às vezes nos perdermos por estarmos freqüentando um lugar novo, outras vezes nos perdemos na vida, e em outras, nos perdemos de Deus.

Esta breve parábola demonstra o cuidado especial do bom Pastor, que é Jesus, para com as suas ovelhas. Perceba que Ele conta as ovelhas uma a uma, sua preocupação é que nenhuma se perca. Ao perceber a falta de uma ovelha ele deixa as 99 e sai à procura da desgarrada. O pastor ama a ovelha perdida tanto quanto as outras 99.

Quem em sã consciência tendo 99 ovelhas se preocuparia de maneira tão extremada com apenas uma ovelha quanto aquele pastor? A maioria de nós deixaria para lá, o fato de possuir 99, para nós, faz com que uma ovelha não faça a diferença.

Dessa maneira, assim como aquele pastor, Jesus saiu em nossa direção, a nossa procura, em busca de nós que estávamos perdidos em nos nossos pecados e delitos. Tal narrativa serve como analogia para demonstrar o trato particular e individual que o Pai tem conosco. Ele não nos trata como multidão, como massa, mas sim como uma pessoa singular.

O fato D’Ele ir em direção a ovelha perdida aponta para o trabalho que é demandado até que a encontre e para todo o esforço e empenho para que alcance tal objetivo. Desse modo, fica evidente que a ovelha não moveu uma palha para retornar ao redil, por isso, o resgate é 100% mérito do bom Pastor.

Ele põe a ovelha em seus ombros. Isso significa que o único trabalho da ovelha é descansar. Repousar sobre os ombros do Pastor até que chegue ao lugar seguro.

Essa estória representa nitidamente a graça de Deus e o que Ele fez comigo. Não tenho mérito algum. Nunca fui bom o suficiente, nunca mereci tamanho amor, não sei o que Ele viu em mim. Só sei que estava perdido e fui encontrado. Hoje não tenho medo de me perder, pois sei que se isso vier a acontecer, onde eu estiver Ele me achará e me trará para Seu aprisco.

A minha participação no processo de salvação é nula. É somente pela graça, pois até a fé de que preciso para tal vem D’Ele.


Sabe de uma coisa: eu sou a ovelha perdida que o pastor resgatou e a colocou juntamente com as outras 99.


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Invista em você

Invista em você
© Evangelho Sem Censura 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis