26 novembro, 2015

Tenho Medo de Religiosos

medo, vergonha, rosto escondido pelas mãos

Por André Sant'Anna

Acredito nos benefícios de uma espiritualidade saudável. Mas preciso confessar uma coisa: Tenho medo de religiosos. Para inicio de conversa gostaria de esclarecer que trânsito a minha vida toda no ambiente da religião e por vezes desconfio que sou um sobrevivente. Digo isso, porque o índice de periculosidade nos corredores e porões da fé, assumem por vezes indicadores alarmantes.

Conheço gente ferida pelo zelo de santos de fim de semana, ainda fico estarrecido com a moral seletiva em estradas de mão única (visto que só servem para o outro) de gente profanamente religiosa. Fico impressionado como as ferramentas da religião saem do armário, quando o objetivo é julgar, condenar e se possível aniquilar o outro.

Verdade nem todos os religiosos são assim, tem muita gente boa por aí. No entanto, isso não deve ser razão para ignorar um fato simples, abandonamos as fogueiras da inquisição, mas não nossa ânsia de atacar os que tem a ousadia de pensar diferente de nós ou simplesmente daqueles que se tornam um bom alvo para projetar nossas frustrações.

Tenho medo de religiosos que usam sua religião para promover morte e não vida, para promover afastamento e não proximidade, para dar vazão a seus rancores ao invés de promover a graça, daqueles que são hábeis para ver e apontar o mal não por causa de suas lentes e sim por causa de seus espelhos. Ainda acredito na espiritualidade subversiva de Jesus de Nazaré que empregou a vida para cultivar esperança, creio que sua prática continua nos desafiando a vencer o medo e a amargura para ver ressurgir a graça e a vida.


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Invista em você

Invista em você
© Evangelho Sem Censura 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis