24 setembro, 2015

O Magnetismo da Cruz

bússola, cruz, evangelho, direção, norte
Por Thiago Assimos

Se eu te perguntasse para que serve uma bússola, creio que imediatamente você responderia: para nos ajudar na orientação geográfica.

Verdade. Basicamente, este instrumento possui uma marcação de quatro pontos cardeais e quatro colaterais (norte, sul, leste e oeste, nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste, respectivamente), e uma agulha imantada que se alinha ao campo magnético da Terra[1], direcionada para o norte geográfico.

Para início de conversa, veja o que grande salmista Davi diz acerca da Palavra de Deus:
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl. 119:105)

Nesse sentido, podemos dizer sem perda de generalidade que é a Palavra quem nos orienta (lâmpada/luz) acerca de TODAS as coisas; NADA está fora de seu escopo; ela é viva e eficaz (Hb. 4:2). Quando comparada à bússola, representa os pontos cardeais e colaterais.

Contudo, vimos que a agulha é responsável por mostrar o sentido que devemos “seguir” (ou o que fazer, de um modo geral), sua ausência nos deixaria completamente ao léu... A agulha faz o papel do Espírito de Deus, pois sem Ele não é possível se “mover” (entenda que mover possui um sentido muito mais amplo do que propriamente se deslocar). (Sugiro a leitura do artigo Axiomata Sive Leges Motus para melhor compreensão).

Nesta altura você deve estar se perguntando: mas a agulha não aponta somente para o norte? Sim! E não poderia ser diferente, pois a única referência a ser seguida com total afinco se chama Jesus. Ele é o norte representado na bússola.

Além disso, para “fechar com chave de ouro”, ainda tem mais um detalhe importante que precisa ser explanado. Lembra do campo magnético terrestre que faz a agulha se alinhar ao norte geográfico? Pois bem, este campo representa a vontade do Pai, o qual está consoante com o Espírito, e assim aponta em direção ao Filho.

A partir daí fica claro que não há outro modo de “passear” pela Palavra (o TODO), sem o crivo de Jesus; em outras palavras: você só conseguirá chegar a leste, por exemplo, porque agora já sabe onde está o NORTE.







[1]
Nosso planeta funciona como um gigantesco ímã, com pólos norte e sul, tal que o norte indicado pela bússola equivale ao sul magnético.



Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Invista em você

Invista em você
© Evangelho Sem Censura 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis