01 julho, 2015

O filho entregue a si mesmo envergonha a sua mãe

Por Allan Felipe Freitas

"A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma".
(Provérbios 29.15-17)

Os filhos são herança do Senhor, os pais são como administradores que prestarão contas a Deus pela educação destinada a quem lhes fora confiado. Atualmente muitos pais têm negligenciado a educação de seus filhos, transferindo essa tarefa para a escola, a igreja, a creche, a babá, e até mesmo para a televisão.

Educar dá trabalho, não é fácil, no entanto é extremamente recompensador ver um filho no bom caminho, dando orgulho a seus progenitores.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6)

Criança precisa de limite, de regras, de correção. Ouvir um “não” de um pai ou de uma mãe pode ser doloroso para o filho, mas esse “não” é importantíssimo na constituição do caráter e da personalidade de qualquer pessoa.

Pais, ainda que lhes doa o coração, saiba que o seu filho precisa ouvir não. Esse “não” indica que há uma autoridade inquestionável sobre a vida dele, que há alguém que se importa com ele, se trata de uma demonstração de amor. Além disso, indica que o seu filho não pode fazer o que quer, ou seja, não está entregue a si mesmo.

A bíblia é bem clara quando diz que a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Em certas fases da infância a criança não tem condições de escolher por si, não sabe o que é bom ou mal para ela. Infelizmente há um processo de adultização no qual as crianças assumem uma responsabilidade que é dos pais, pois estes permitem que assim aconteça.

Não consigo conceber o fato de uma criança comer o que quer a hora que desejar, ir tomar banho na hora que achar que deve, ir dormir quando achar necessário e assistir o programa de televisão que lhe der na telha. Com o passar do tempo as vontades vão progredindo... Sabemos onde pode chegar.

Mamães, muito cuidado! Quem avisa amigo é. Não deixe seu filho entregue a si mesmo, pois amanhã certamente ele será a tua vergonha.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gostaria de ressaltar que a educação não é somente dada pela mãe. Pai, avós, tios e quem mais participar do convívio diário devem seguir a premissa da educação, dos limites. Hoje a palavra mãe, extrapola o sentido de progenitora. Assim como José conduziu Jesus ao ofício, o pai também é responsável pela criação e educação moral, social, religiosa, afetiva e emocional dos(as) filhos(as).

    ResponderExcluir

Invista em você

Invista em você
© Evangelho Sem Censura 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis