22 julho, 2015

Axiomata Sive Leges Motus


Por Thiago Assimos

Todas as vezes que o conceito de força é posto em voga, naturalmente relembro das aulas sobre as Leis de Newton. Sei que para os não simpatizantes da física, isto já deve ter sido esquecido, não é mesmo? ... Então, que tal recordarmos?

O princípio da inércia diz que todo corpo tende a permanecer em seu estado natural (repouso ou de movimento uniforme em linha reta). Já o princípio da dinâmica associa a mudança desse estado natural com algum tipo de força aplicada ao corpo.

Um fato curioso é que o vocábulo "dunamis" ou "dynamis" (grego antigo) é a origem da palavra força (ou poder), e por isso, a teoria de Newton também é conhecida como dinâmica.

Algo soa bem familiar no que diz respeito a essa ideia de força, e quando recorro às Escrituras me deparo com "n" questões acerca disto. Um exemplo está em Mq.3:8 :

"Quanto a mim, fiquei cheio de poder, e de justiça por meio do Espírito de Deus..."

Outrossim, a palavra espírito (do hebraico "rúach" e do grego "pnéuma"*), na maioria das vezes, se refere à força ativa de Deus capaz de dar sentido a todas as coisas, veja:

"Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra." (Sl. 104:30)

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas." (Gn. 1:2)

Ora, o quebra-cabeça parece estar se encaixando perfeitamente, pois, força e espírito apresentam praticamente o mesmo significado, então, tomando os dois princípios citados anteriormente, vejo que, se não fosse a Força que Deus exerce sobre nós, tudo aquilo que fazemos, sentimos e pensamos estaria condicionado à uma inércia sem fim, ou seja, NADA fluiria.

Concluo dizendo que as leis aqui mencionadas não são de Newton, ele simplesmente interpretou mecanicamente o que o Espírito já fazia desde a inauguração do Universo.


* É interessante observar que "pnéuma" também é interpretada como fôlego/respiração, portanto, só existimos, vivemos e nos movemos (Atos 17:28) porque somos alvos do agir do Espírito; e obviamente isso é válido para TODAS as coisas que estão contidas no mundo.


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Invista em você

Invista em você
© Evangelho Sem Censura 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis